1. Seja natural, sorria e relaxe.  

2. Não tente ser uma coisa que você não é, isso irá parecer falso ou forçado. Isto é se você tiver piada naturalmente então não tente ter piada. Se você tiver piada, então não seja super sério.   

3. Seja honesto e deixe o aparecer o que você é.   

4. Comece com um check list – mas não o leia palavra a palavra.  

5. Use um quadro branco por detrás da Câmera ou do computador para escrever as suas notas/pontos importantes que deseja cobrir para que a sua face possa estar a ver isso em qualquer altura sem que você tenha que andar a folhear páginas durante o vídeo.  

6. Tente ter um objetivo por vídeo para que você não saia do tópico.   

7. Os vídeos devem em primeiro lugar estar relacionados com o seu negócio/marca/conhecimentos/especialidade.   

8. A luz de frente é boa, mas tem que ter cuidado para que a luz não seja demasiadamente forte (ou perto) e que lave a sua cara.   

9. Não use luz direta porque isso cria sombras por baixo dos olhos, criando uma cara rancorosa.  

10. A luz natural é boa mas faça um teste primeiro se estiver gravando perto de uma janela porque a câmera pode ajustar-se para a luz exterior e/ou apanhar o seu vizinho em condições indesejadas ;-)  

11. Grave da cintura para cima e tente apanhar a sua face para que pareça natural. A cabeça deve estar no topo da gravação.  

12. Use um tripé para ter vídeos fixos.   

13. Se possível, use um microfone separado. Os microfones que vem imbutidos nas câmeras são baratos e por isso não possuem grandes qualidades de gravação de audio.  

14. Comece a grava, espere 5 segundos antes de começar a falar, e depois deixe a mesma quantidade de tempo no fim antes de parar a gravação. Isto permite uma edição fácil do filme.   

15. Mantenha o conteúdo simples de seguir e assimilar.  

16. Considere o barulho de fundo/do exterior quando estiver escolhendo onde gravar.
Se viver perto de uma rodovia, a hora de pico pode não ser a melhor ocasião  para gravar.
Outras considerações como as crianças dos vizinhos brincando depois da escola, gramas a serem aparadas, o carteiro, e o cão do vizinho que ladra sem parar, etc. … devem-se sempre levar em consideração.  

17. Mantenha-se parado durante a gravação – não mexa muito a sua cabeça, não mova demasiado as suas mãos quando falar, etc.
Se normalmente você for uma pessoa super entusiasmada, será bom acalmar-se um pouco antes de iniciar sua gravação.  

18. Tenha o fundo da gravação normal para o seu tipo de negócio.
Isto é, e for um tipo de negócio descontraído, o fundo do seu vídeo (o que é mostrado atrás de você no vídeo) deve estar arrumado – sem estar cheio de instrumentos de musica (a não ser que o seu negócio esteja relacionado). O mesmo vale para fundos feios, cores berrantes e itens que distraem e tiram a atenção de você para o fundo.  

19. As suas roupas…novamente, considere o tipo do seu negócio. Você não quer ser um tipo ultra-negócio se estiver gravando vídeos sobre como andar de skate. Nem quer usar cores que fazem saltar os olhos e distraem a atenção dos telespectadores.   

20. Termine sempre com uma chamada de ação o CTA (Call To Action), inscreva-se em algo, compre algo, ligue para um número, etc, este é sem dúvida um dos maiores segredos.   

21. Se usar óculos, considere remove-los ou poderá ter um reflexo e as pessoa podem ver o que você está vendo.  

22. Quando estiver falando, mantenha um fluxo contínuo que não seja demasiado rápido, nem demasiado lento, para que quem está a assistindo seu vídeo possa acompanhar bem.  

23. Veja-se no espelho antes de começar. Você não vai querer ter algo na sua cara que não reparou durante o vídeo e depois ter que refazer tudo de novo, não é afinal se um vezes dá trabalho, imagina refazer.

Gostou das dicas?

Quer realmente viver de vídeo no Youtube, até mesmo sem precisar aparecer na frente das câmeras?



Se sua resposta foi sim Clique agora na imagem abaixo e descubra o pulo do gato.