Squeeze Pages

Este é um termo inglês que eu preferi não traduzir pois em sua concepção original faz mais sentido. Literalmente seriam "Páginas Apertadas" ou um pouco mais racional "Páginas de Ação". Estas Squeeze Pages, também são conhecidas como MiniSites em nosso cotidiano (se bem que eu considero este termo mais adequado para o que eu chamo de Páginas de Apresentação - Landing Pages).
Para uma concepção genérica a fim de seguir este e outros artigos, entenda que:

Páginas de Apresentação (Landing Pages): trata-se realmente de um mini site (MiniSite) onde além de um número maior de páginas (normalmente de pelo menos três páginas - Página principal, Página de Agradecimento e Página de Destino onde é entregue um produto ou venda) também são agregadas ferramentas de divulgação para os mais variados fins nas mesmas.

Squeeze Pages: trata-se de uma página que têm um fim específico e que precisa ser a mais leve(gráfico) e objetiva possível, centralizada em um único objetivo, genericamente coletar dados de contato de seus visitantes.
Aqui neste artigo, vou lhe dar algumas dicas a respeito de Squeeze Pages. Para que servem? Como devem ser compostas? Entres outras questões...
Definição:
"Squeeze Pages são páginas que têm o objetivo principal de coletar dados (nome,sobrenome,e-mail e atualmente até o numero de telefone) de visitantes incluíndo-os em uma lista de e-mails e whatsapp ou Telegram que se destina a futuras comunicações através de mensagens publicitárias ou informativas para os inscritos através da mesma."

Fato estatístico: Uma pessoa só precisa de 7 segundos após "ver" uma página para decidir se o conteúdo da mesma lhe interessa ou não!

Eu pesquiso muitas oportunidades na Internet e com certeza você também, normalmente eu abro de 4 a 6 abas em meu navegador (ou em dois navegadores).
Mesmo quando estou escrevendo, tenho que acessar a Internet para verificar informações ou outras tarefas, rapidamente verifico em intervalos regulares cada aba aberta. O tempo que levo para analisar cada proposta (página) é muito curto, normalmente os sítes que demoram para carregar eu nem vejo do que se trata. O que eu quero afirmar com isto é que se não a maioria, mas pelo menos, muitas pessoas fazem exatamente isto.

É para estes casos que foram projetadas as Squeeze Pages! Elas irão convencer o visitante neste curto intervalo de tempo a deixar os seus dados de contato.

Tenha em mente que não importa qual será o objetivo de sua Squeeze Page: sua página tem que ser leve (carregar rápido) e objetiva.
Abaixo vou começar a descrever os elementos básicos (mínimos) das Squeeze Pages:

Título Principal também chamado no meio do Marketing de Headline: Tem o objetivo de chamar a atenção do visitante. Uma Squeeze Page em si não é bem vista por mecanismos de buscas, pois seu conteúdo (dependendo de como é escrita) não possui um conteúdo relevante. Se você tem a intenção de dirigir tráfego através de mecanismos de busca para ela, escolha suas palavras chaves e faça uma ligação de um síte que tenha conteúdo que se enquadre no assunto de sua Squeeze Page com uma palavra chave (âncora) que irá se destacar na mesma.
Observar estes detalhes não é muito importante neste tipo de páginas, já que sua função é apenas coletar dados.
Normalmente são usadas as cores vermelho e azul no título principal. Também o destaque do mesmo em (Negrito) é importante visualmente para atrair a atenção do visitante.

Sub-título: Tem o objetivo de estimular o visitante a ler o resto da página. É aqui que dirá aos visitantes o motivo de sua página (inscrição em uma Newsletters por exemplo). Deixe bem claro o fim para qual o visitante estará deixando seus dados.

Brindes ou Recompensa: Têm a função de estimular o visitante a deixar seus dados. Esta é uma espécie de reforço ao conteúdo de sua página, pois o visitante para receber estes brindes deve se inscrever através de um formulário (onde seus dados são capturados).
Estes brindes podem ser e-books, Webnários, programas, gráficos, Etc...

Formulário: Objetiva a coletar os dados do visitante e enviá-los para um banco de dados. Aqui entra em cena um serviço de Autoresponder - pode ser um serviço on-line onde se paga uma taxa mensal ou um script instalado em sua hospedagem de Site.

Acima estão os elementos básicos. À eles pode-se adicionar outros elementos que tornem suas páginas mais atraentes (Vídeos, Áudio...)o que são altamente recomendado atualmente.
Não esqueça de deixá-las leve e visualmente limpas (que torne a leitura agradável).

Algumas considerações:

1. Um título principal deve ser conciso, pois será o primeiro elemento a ser visto. Se ele não despertar interesse no visitante, o mesmo não lerá o resto da página.

2. Não venda os dados que coletar (e-mails, telefones Etc...). Garanta a privacidade de dados aos visitantes e a execute-a com determinação.

3. Ofereça sempre algo que realmente vai ter utilidade para o visitante algo que realmente lhe agregue valor, se oferecer informação, certifique-se que ela é válida e o recém inscrito terá benefícios com ela.

4. É comum se colocar uma assinatura no final da página (normalmente manuscrita) e/ou sua foto/imagem.

Este é o objetivo principal de uma Squeeze Page - coletar dados para uma lista de e-mails. E o que fazer com estes dados?

Simples. É sobre esta lista de e-mails ou telefones que irá desenvolver suas campanhas de marketing: vender produtos, desenvolver/testar técnicas, propor associações/afiliações, fazer pesquisas... 

Muitos dizem: "O Dinheiro Está Na Lista", mas além desta característica, existem diversas outras que uma lista de e-mails pode proporcionar, afinal não é uma simples lista, mas uma lista de e-mails que pertencem à pessoas, que têm desejos e ambições singulares, que possuem níveis de conhecimento variados, que podem lhe ajudar a desenvolver técnicas de maneira mais eficaz!

Então, quando estiver criando a sua lista de e-mails, saiba separar o dinheiro das pessoas das mesmas - é a maneira mais eficaz de ganhar dinheiro online!
Ofereça cursos gratuitos, relatórios, artigos, informações.

Criar uma lista de e-mails não é a questão, mas sim mantê-la. Não adianta conseguir centenas de inscrições em um mês e no outro não ter nem 10% destas inscrições. Antes de começar a coletar e-mails, tenha um plano (estratégia de Marketing) já pronto.

À respeito de mensagens enviadas aos inscritos, sempre exponha uma ligação de cancelamento de inscrição em cada mensagem para que o mesmo possa cancelar sua inscrição.

Desejando-lhe Sucesso,

Gostou do conteúdo?
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Ahhh, Claro que aprecio muito sua visita e por isso quelho lhe agradecer com alguns Brindes, Dê uma passadinha  no Menu Downloads e pegue o que você quiser TOTALMENTE DE GRAÇA!!!