Os sites podem receber visitas de diversas formas como pelos buscadores, redes sociais, outros sites que apontem links para o seu, divulgação boca-a-boca e etc.
Abaixo você encontrará 10 dicas para aumentar as visitas de diversas formas no seu site.
Otimize suas páginas
A otimização das páginas trás grandes benefícios a longo prazo, podendo aumentar exponencialmente o fluxo de visitantes.
Por isso é muito importante que você esteja sempre otimizando as páginas de seu site para melhorar o desempenho das páginas e conseguir ocupar as primeiras posições nos buscadores.
Crie mais conteúdo
Quanto mais conteúdo seu site tiver, maior será o número de portas pelas quais seus visitantes poderão entrar e mais competitivo seu site passa a ser.
Isso também ajuda a melhorar o posicionamento nos buscadores, que terão mais conteúdo para indexar, reconhecendo seu site como uma autoridade no assunto.
Destaque suas melhores páginas
Visitantes que chegam ao pela primeira vez ao seu site não conhecem todo o conteúdo que você tem a oferecer e assim que terminam de ler a página podem não estar convencidos a continuar em seu site.
Por isso é importante colocar links ou imagens para os seus melhores conteúdos de seu site em pontos estratégicos da página, como o menu de navegação.
Responda aos comentários
Os comentários deixados pelos seus visitantes ajudam a criar uma comunidade em volta do site, com pessoas interessadas pelo mesmo assunto.
Por isso é muito importante que você responda a todos os comentários possíveis, sempre oferecendo espaço para que outros visitantes participem da discussão.
Outro fator importante é que os comentários são indexados pelos buscadores que podem enviar ao seu site visitantes que procuram por termos que você não tenha abordado na página, mas que algum dos visitantes comentou.
Organize o conteúdo
Melhore a impressão que seus visitantes terão de seu site, verificando se os textos estão escritos de forma correta, se as imagens estão aparecendo, se há links quebrados, se os elementos da página estão aparecendo no local correto, se o seu site está aparecendo corretamente nos principais navegadores, etc.
Instale um script de indicação
Visitantes que acessam o seu site podem conhecer amigos que conhecem amigos que podem gostar do mesmo assunto tratado na página.
Oferecer a eles uma opção de indicar a página pode ser uma ótima técnica de divulgação boca-a-boca.
Um sistema que faz isso eficientemente é o Link Indic que permite que o visitante indique a página em que esteja.
Instale um sistema de boletim de novidades
Capturar o email de seus visitantes para depois enviar-lhes emails contendo as novidades do site é uma forma trazer os visitantes de volta ou simplesmente de lembrá-los que o seu site existe.
Crie novas formas de distribuição de conteúdo
Hoje em dia é muito comum especialistas em marketing utilizarem vídeos e podcasts ou animações para divulgarem suas empresas em redes sociais e sites especializados no assunto.
Fazendo isso, estas empresas conseguem alcançar visitantes que de outra forma poderia não ser possível.
Você também pode fazer isso criando seu próprio conteúdo alternativo, seja em vídeo, áudio ou imagem para conquistar novos visitantes.
Troque o template
Se o template que estiver utilizando no seu site não for atrativo, a simples mudança para um template melhor pode ter um grande impacto na impressão que os visitantes terão do seu site.
De preferência o template deve ter um design atrativo, fácil de navegar e leve para carregar.
Isso também pode ter uma grande influência no posicionamento nos buscadores. Para entender melhor recomendo a leitura do artigo Os buscadores seguem os seus visitantes.
Agilize o tempo de carregamento da página
Imagens em excesso, música e vídeos que iniciam automaticamente e scripts mal feitos tendem a dificultar o acesso dos visitantes ao site.
Retire as imagens que não trazem valor para os visitantes e otimize as imagens que realmente são necessárias, como as imagens contidas no template do site.
Também é recomendado que inclua o mínimo possível de sistemas criados em javascripts, como alguns chats, contadores de visitas e sistemas de estatísticas, pois eles tendem a atrasar o carregamento da página, já que o computador do visitante terá que trabalhar para executar o script.
Também tome cuidado com scripts mal feitos. Alguns podem funcionar bem em um tipo de navegador, mas que pode travar em outro.