O que todo blogueiro quer é divulgar seu blog, mas é claro que gastar para isso, é algo que poucos fazem, embora que quem esteja pensando em blogar a sério e de maneira profissional, vai chegar a hora de gastar alguns trocados com compra de links, posts patrocinados, ou Google Adwords, mas por hora nossa meta é divulgar seu blog sem gastar um único centavo.
Vamos tratar de maneiras até conhecidas pela maioria, mas que na prática são pouco utilizadas, vamos criar nosso top five.


YouTube
É difícil acreditar que com o tamanho da blogosfera hoje tão poucos blogueiros use este recurso simples e extremamente eficiente.
Desde de que começei a criar meus pequenos tutoriais e publica-los no Youtube notei a força desta ferramentas, e o mesmo pode ser utilizado por qualquer blogueiro e para blogs de qualquer nicho, você não precisa criar tutoriais, pode mostrar um vídeo engraçado, notícias, ou qualquer outra coisa, desde que use para divulgar sua url, experimente esta ferramenta e vai se surpreender.

Yahoo Respostas
Até já falei desta ferramenta em outro post, mas tem gente que ainda explora seu potencial, todo mundo usa o Yahoo Respostas, mas poucos sabem usa-lo para converte novos visitantes, e a maneira é bem simples.
Você loga usando uma conta sua do yahoo, procura por perguntas que tenham sentido com que você escreve no seu blog, depois procura responder usando um post seu como referência, o resultado disto é excepcional, só para constar que respondo em média apenas umas 15 perguntas por mês, e isto me gera em torno de 300 visitas a mais por mês, imagina se respondesse mais, e o melhor é uma resposta pode gerar visitas por muito e muito tempo, vale a pena!

Redes Sociais e Agregadores de links
Eu particularmente uso em menor quantidade as redes sociais do que deveria, pois elas requerem muito do seu tempo, mas só o DiHitt por exemplo me envia uma média de 1.000 visitas mês, o que é fantástico, ainda tem o Rec6 e o Linkk, que juntos me trazem outras 500 visitas juntos mês.
Os agregadores de links são os que eu gosto mais, como o Ocioso, o Ueba, e o Link Irado, claro que nestes agregadores ocioso e ueba você precisa ter o link aprovado, mas é grátis e se aprovado converte muitas visitas.

Fóruns
Os fóruns são muito bons, pois basta você procurar algum que tenha conteúdo semelhante ao seu nicho e pronto, atue dentro do fórum tirando dúvidas, perguntando, respondendo, seja o que for atue, e sempre assine seu nick com sua url, no fim isto lhe converterá boas visitas, pra mim isto rende algo em trono de 250 visitas mês.

Twitter, Orkut e Facebook
Deve estar se perguntando porque os separei das redes sociais não é? É simples, porque eles são um caso a parte, pois você não tem nocão do potencial de se gerar tráfego através deles, eles são responsáveis por 20% das visitas aqui do blog, faça o que quiser, mas não deixe o Twitter, o Orkut, e o Facebook de lado.